01.jpg02.jpg03.jpg04.jpg05.jpg06.jpg07.jpg08.jpg09.jpg10.jpg11.jpg12.jpg13.jpg14.jpg15.jpg16.jpg

Vespasiano investe forte na educação

A administração atual acredita que a educação é a base de cada ser humano, por isso realiza fortes investimentos nesta área através de sua secretaria, beneficiando assim todos os munícipes que buscam no saber o crescimento intelectual, social e econômico.
São destinados recursos para transporte escolar, onde todo o ensino médio noturno é subsidiado em sua totalidade, além de subsidiar em 40% o transporte para o 3° grau para qualquer universidade do Estado.

Uma escola planejada

A Escola Municipal de Educação Básica Esperança está com sua segunda fase quase que concluída. Foram construídas mais oito salas de aula, que terá como finalidade a nuclearização do ensino fundamental inicial. O objetivo não é disputar vagas com o ensino estadual, mas sim dar uma educação mais completa as crianças da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental. As crianças da educação infantil terão turno integral e as séries iniciais turno único, onde cada aluno irá participar de aulas relativas à sua série, o que hoje ainda não acontece nas escolas do interior, onde um professor ainda atende várias turmas. A secretaria da educação com relação a nuclearização vem realizando um trabalho junto às comunidades onde percebeu que os próprios pais são conscientes da necessidade de nuclearizar, assim sendo seus filhos terão maiores oportunidades de interagir com outras crianças e aprender mais. Para a secretária da educação Oneide Fávero, a base é oferecer uma educação de qualidade onde os alunos além do conteúdo básico podem buscar alternativas em novos projetos, tendo ao seu alcance recursos informatizados.

A ampliação também objetiva atender a demanda dos projetos que hoje por falta de espaço estão sendo desenvolvidos em outros locais, tais como as oficinas de talentos que visam desenvolver talentos na música e na dança. São realizadas aulas de danças, músicas, declamação, expressão corporal através de realização de teatros. Para este projeto que iniciou no mês de março o município adquiriu através da secretaria da educação os instrumentos de cordas, percussão, sopro. São mais de 100 crianças que participam do projeto com idades a partir de 7 anos. O desenvolvimento destas atividades ocorrem nas quartas-feiras pela manhã e quintas-feiras a tarde nas dependências do salão paroquial.
Outros projetos como Educar-se com prazer e criatividade, laboratório de informática serão ampliados com o funcionamento das novas instalações.
Para o prefeito Marcelo Portaluppi, no momento em que ampliação esteja totalmente concluída passará para a terceira etapa do projeto que é a reestruturação do atual prédio e a construção de mais três salas de aula. A reforma dá-se necessária por problemas estruturais que está abalado. Também será construída uma área de lazer para integrar escola e comunidade e o cercamento do complexo educandário. Com estes investimentos o prefeito acredita que o município estará muito bem servido na área da educação, que as crianças terão uma base sólida para o seu crescimento.