Atrativos Culturais

IGREJA SÃO JOÃO BATISTA

Com a imigração Italiana, por volta de 1870 a 1930, o Brasil passou por profundas mudanças socioeconômicas, primeiro com o fim da escravidão, que impulsionou a vinda do imigrante para abastecer as lavouras de café de São Paulo, após isso a vinda do imigrante para o Sul do pais, em busca de novas terras, e assim se tem a criação das colônias, como a de Caxias do Sul, onde partiram os colonos rumo aos municípios que hoje conhecemos, com por exemplo, Vespasiano Corrêa. Nas colônias do Sul do Brasil, os imigrantes italianos puderam se agrupar no seu próprio grupo étnico, onde podiam falar seus dialetos de origem e manter sua cultura e tradições.
A imigração italiana para o Brasil meridional foi muito importante para o desenvolvimento econômico, assim como para a cultura e formação étnica da população. Como eram imigrantes Europeus, de origem italiana e na sua maioria católicos, devotos dos mais diversos Santos, começaram a construir suas primeiras moradias, onde próximo ao local era construidos, pequenos oratórios, ou capitéis, onde podiam cultivar sua religião e devoção aos santos devotos.

Com o aumento da populaçao sentia-se a necessidade de se construir algo maior, onde as pessoas pudessem frequentar e cultivar a devoção a religião que carregaram da Italia. Foi assim que em 1890, o Bispo do Rio Grande do Sul, Dom Cláudio José Ponce de Leão (1890-1912) providenciou a escolha de um terreno para a construção de uma capela. Pe. Faustino foi designado pelo bispo a fins de escolher o local, sendo o lote de terras de nº 38, que foi cedido pelo Governador do Estado Dr. Júlio Prates de Castilho a Congregação de São João Batista, para a construção da primeira capela no Município de Vespasiano Corrêa. A Congregação de São João Batista iniciou a construção da primeira capela, em 1894, ficando pronta em 1895, quando foi iniciada a construção da casa paroquial. A atual igreja apresenta pintura em estilo Barroco, com inúmeras estatuas muitas vindas da Itália.

GRUTA NOSSA SRA. DAS VITÓRIAS


Localizada na antiga estrada que liga Vespasiano Corrêa a Muçum, a gruta encontra-se incrustada na rocha, foi inaugurada em 1945, fim da Segunda Guerra Mundial, ao lado possui uma cascata com 10 metros de altura o local também dispõe de mesas, churrasqueira e banheiros