01.jpg02.jpg03.jpg04.jpg05.jpg06.jpg07.jpg08.jpg09.jpg10.jpg11.jpg12.jpg13.jpg14.jpg15.jpg16.jpg

Atrativos Turístico

OS ANOS 70 MARCARAM A HISTÓRIA DA ENGENHARIA COM A CONSTRUÇAO DO VIADUTO 13, O MAIOR DA AMÉRICA LATINA......


Neste período conturbado por crises econômicas, revoltas que abalaram o mundo, o Brasil vinha avançando nas obras de engenharia, apoiadas pelo então presidente Ernesto Geisel. Em meados da década de 70, quando a economia do Mundo em particular a dos Estados Unidos entrava em recessão, devido à crise do petróleo ocorrida em 1973, Enquanto o Brasil festejava o Tri-Campeonato da copa do mundo de futebol, realizada no México, a região do Vale do Taquari iniciava uma das maiores obras da engenharia que ficaria marcada na história dos pais e do mundo, o Viaduto 13. Denominação dada ao viaduto férreo existente na Ferrovia do Trigo, no trecho entre os municípios de Vespasiano Corrêa e Muçum, no Rio Grande do Sul, devido ao fato de ser o 13º de uma seqüência de viadutos que se inicia no centro da cidade de Muçum, Foi construído pelo 1º Batalhão Ferroviário do Exército Brasileiro durante a década de 70. Suas fundações são do tipo sapata corrida e estão enterradas a 21 metros abaixo do nível do solo. Cada pilar e formado por quatroViaduto 13 - Vespasiano Corrêa paredes de 80 centímetros de espessura média. O Viaduto 13 é tido como uma das maiores obras da engenharia, realizadas no período, possui 143 metros de altura e 509 metros de extensão. Foi inaugurado pelo então Presidente Ernesto Geisel em 19 de agosto de 1978 e é tido como o maior Viaduto Férreo da América Latina e o segundo mais alto do mundo.

OS MAIS FAMOSOS TÚNEIS DA FERROVIA DO TRIGO...


A Ferrovia do Trigo é uma das mais belas ferrovias do Brasil, possuindo em sua extensão, que inicia em Roca Sales até Casca, 32 túneis e 23 viadutos. A construção deste conjunto de túneis que formam a ferrovia contribuem para a beleza da mesma, e ao mesmo tempo retrata a história de uma região, que foi cortada por trilhos, que levam o avanço tecnológico, e o crescimento da malha ferroviária.Para uma região isso significa progresso, diversidade e crescimento, havendo a possibilidade de escolha, quando se pensa em transporte de carga. Ao município de Vespasiano Corrêa, que é beneficiado pela grandiosidade dos túneis e pontes assim como a região que é envolvida pela ferrovia vem ocupando uma posição de destaque, a titulo de economia, turismo e laser